A Prefeitura de Campos do Jordão está acolhendo as pessoas em situação de rua no Ginásio Esportivo Armando Ladeira. Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, com o apoio da equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, as pessoas recebem refeições, roupas e itens de higiene pessoal para que possam se manter protegidas do coronavírus, não adoeçam e nem passem a doença para outros.

A abordagem de moradores em situação de rua acontece cerca de duas vezes ao mês e às vezes mais. Assistentes Sociais, Equipe de Saúde, Guardas Municipais e funcionários municipais, inclusive da Zoonose para acolher também os animais que acompanham os moradores, entram em contato com os moradores e oferecem abrigo e tratamento. Porém, a maioria, não aceita. A expectativa é de que agora, estando num espaço limpo e saudável, os que precisam de tratamento para tratar a dependência química, possam ser encaminhados às clínicas de tratamento, que são parceiras da Prefeitura.
O trabalho feito já retirou da rua mais de 50 pessoas no último ano.
A estrutura montada agora no ginásio esportivo está separada, para que homens e mulheres possam tomar banho e realizar sua higiene com privacidade. Além disso, foram montadas camas com distância de pelo menos dois metros entre elas, para evitar o contato mais próximo e manter a dignidade.
As pessoas não ficam obrigatoriamente confinadas no local, mas recebem a orientação de que o melhor pra elas e para a comunidade é que não fiquem circulando pela cidade.
Para garantir que todos terão alimentação, cama e itens de higiene, as pessoas em situação de rua que por ventura não foram ainda abordadas, ou que chegarem à cidade nos próximos dias, devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que fica localizada na rua Rafael Sampaio Vidal s/n – atrás do mercado municipal, das 9h00 às 12h00 para efetuar o seu cadastro. A população pode ajudar, se alguém bater em sua casa, pedindo comida ou dinheiro, para que procurem a Secretaria.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, está realizando atendimentos de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h.
A atualização do CaDúnico, pode ser feito pelo telefone 3664 3527.
O cadastro do Bolsa família, prestação continuada para idosos e deficientes foram prorrogados por 120 dias.
A distribuição de Leite, no Programa Viva Leite, continua igual.