Campos do Jordão passa a divulgar os casos de síndrome gripal junto com os casos suspeitos de Covid-19

Seguindo o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Campos do Jordão informa que, a partir de hoje, 27 de março, passa a divulgar, além dos casos suspeitos de Covid-19, também os casos de Síndrome Gripal.

Temos na cidade 110 pacientes com Síndrome Gripal, isto é, com sintoma respiratório (sendo a tosse o sintoma mais comum) e febre por mais de 24 horas ou dificuldade para respirar, mesmo que sem febre. Os pacientes foram diagnosticados, com duas exceções, a partir do dia 20 de março.

A “síndrome gripal” pode ser causada pelo novo coronavírus, ou pelo vírus da influenza. Não é possível diferenciá-los clinicamente e sim apenas por testes diagnósticos virológicos.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todos foram orientados ao isolamento domiciliar, sem coleta de exames.  Familiares de todos os casos suspeitos e da síndrome gripal, estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde para seguir as medidas preventivas para evitar o contágio.

Exames

Desde o dia 20 de março, o Protocolo do Ministério da Saúde é que os testes para o novo coronavírus sejam feitos, apenas, em pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), profissionais de saúde e mulheres grávidas. 

Hoje na cidade, temos 32 pessoas que aguardam o resultado de exames de coronavírus, enviados a partir do dia 16 de março para o Instituto Adolfo Lutz, para a identificação do vírus causador da patologia. A expectativa de envio dos resultados, hoje é superior a 15 dias, o que vale para todas as cidades do Estado, já que o único laboratório é o Adolfo Lutz.

Recebemos apenas o resultado de 1 exame enviado para teste no dia 12 de março, que felizmente deu negativo:  o de uma paciente que não apresentava todos os sintomas e que para os médicos que a examinaram, a suspeita estava mesmo descartada.

Novo caso suspeito
O novo caso suspeito é de um senhor, de 73 anos, que não é morador da cidade, mas estava aqui, em casa de parentes. Ele deu entrada ao Complexo Municipal de Saúde,  no início da tarde, com deficiência respiratória aguda e  será encaminhado à UTI do Hospital Regional de Taubaté, ainda nesta noite. Uma outra idosa, com 72 anos, também permanece internada na rede particular.

Acerto do Isolamento social

Observando-se o gráfico com os casos com e sem exames, é nítida a diminuição progressiva dos casos de gripe que chegaram às unidades de saúde, ao Complexo e à Rede Particular.

Os picos dos casos foram registrados nos dias 21 – data do fechamento do comércio, hotéis e restaurantes – e também no dia 23. A partir dessa data, porém, os casos começaram a diminuir, significativamente, o que levou a Secretaria Municipal de Saúde a fechar, mais cedo os Postos de Saúde, no sábado. Previstos para funcionar até às 17h, no dia 28 eles ficarão abertos até às 13h.
Com base nos fatos, na ciência, nas experiências bem sucedidas no mundo e nas orientações das autoridades de saúde, pedimos a todos que permaneçam em casa e que os pacientes para quem foi orientado o isolamento, que sigam com a quarentena. A Prefeitura de Campos do Jordão agradece a colaboração de todos. Será com a somatória dos esforços individuais que iremos, juntos, superar esta crise e sair dela, ainda mais fortes.

Confira a evolução dos casos neste link: https://bit.ly/2UKDZaZ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: