O aniversário que comemorou os 146 anos de Campos do Jordão ficará na história como um aniversário onde as pessoas, em suas casas, se reuniram para declarar, juntas, mas à distância, o seu amor pela cidade.
A Prefeitura fez uma transmissão com uma fala do Prefeito Fred Guidoni e a Orquestra Plátanus, formada pelos músicos jordanenses Wesley de Melo, no violoncelo e violão, Fernando Parrieri, no trompete, Daniel Caetano, na flauta e trombone e Getúlio Jr., no Violino.
Juntos, eles tocaram três músicas e encerraram a apresentação com o hino de Campos do Jordão.
As emissoras Record e Novo Tempo exibiram parte da apresentação em matérias jornalísticas e a Rádio Campos FM, também transmitiu ao vivo a live do aniversário.
“Este é um momento muito difícil para todos. Mas não podíamos deixar passar o aniversário sem nada. A transmissão foi a maneira que encontramos de reunir as pessoas, para lembrarmos que estamos todos juntos e declarar o nosso amor por Campos do Jordão”, afirma o prefeito Fred Guidoni.
A proposta teve a acolhida da população.
Ligia Maria Fonseca Moreira conta que mudou para Campos do Jordão, há nove anos, justamente no dia 29 de abril.
“Para mim é uma emoção comemorar esta data junto com o aniversário da cidade. Neste momento, foi extremamente emocionante e enriquecedor ter esta live, onde várias pessoas com o mesmo sentimento de amor e gratidão, por esta cidade tão linda, puderam se manifestar de maneira positiva. Tanto a fala do prefeito quanto a participação da orquestra não deixou a data passar em branco. Sou grata pelo acolhimento e muito mais por ter visto as pessoas com as quais convivo diariamente estar na mesma live. Foi possível nos cumprimentar e compartilhar um momento de grande emoção e de muita união. Quando o hino de Campos do Jordão tocou, eu tenho certeza que muitas pessoas se emocionaram e como eu, choraram. Muito obrigada. Foi um dia lindo”, disse.
Maria da Paz B. Costa Silva, reuniu os filhos, que estariam no desfile comemorativo, para assistir juntos:
Mais mensagens
A live desencadeou uma série de postagens de autoridades e pessoas comuns, que decidiram gravar vídeos, postar fotos, declamar poesias, para declarar o seu amor pela cidade.
Na página da Prefeitura, o Secretário de Estado da Cultura, Sérgio de Sá Leitão e o Coordenador Pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Fábio Zanon, gravaram depoimentos de esperança e solidariedade com a cidade, reafirmando o compromisso de realizar o Festival, assim que for possível, provavelmente já em Agosto.
Artistas também mandaram vídeos.
A violoncelista jordanense, Ana Cristina Abrantes, que começou a tocar no Projeto Guri local e PHD em Música, com o curso concluída na Geórgia, enviou um vídeo, direto dos Estados Unidos, onde mora.
Ela declama o poema Cantar Campos do Jordão e outros cantares, de sua tia e poetisa Iracema G. Abrantes. A música de fundo foi o Hino de Campos do Jordão, tocada por ela, em seu mágico violoncelo. O vídeo trouxe ainda as fotos do seu pai, o inesquecível fotógrafo André Abrantes. Ela, ao mesmo tempo em que ressaltou a cidade, que leva no coração, também homenageou duas pessoas que amaram como poucos, a sua terra natal.
O professor Pasquale Cipro Netto que também faz parte da Academia de Letras de Campos do Jordão e o primeiro piano do mundo Marcelo Bratker, também enviaram suas mensagens.