Parque Estadual Campos do Jordão: um atrativo para quem ama a natureza

Hoje, dia 27 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Destacamos nesta data a UC – Unidade de Conservação Estadual do Parque Estadual de Campos do Jordão – Horto Florestal. Trata-se do Parque Estadual mais antigo do Estado de São Paulo, no qual compreende cerca de 1/3 da área total do município, somando 8341 hectares de cobertura vegetal totalmente preservada da Mata Atlântica original.

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. Em abril de 2019, por meio de Concessão Pública, suas áreas de uso público passaram a ser administradas pela empresa Urbanes Empreendimentos.

Paralelo à administração compartilhada do Parque, a Fundação Florestal é responsável pela gestão de pesquisas, fiscalização e proteção das demais áreas, sendo estas, uma remanescente muito importante da Mata Atlântica. Sua paisagem é composta por um mosaico da Mata de Araucária e do Podocarpus dos Campos de Altitude e da Mata Nebular.

Toda essa natureza exuberante, à disposição dos visitantes, abriga espécies em extinção da fauna e da flora brasileira que são comumente avistadas durante as caminhadas por suas trilhas: destaque para a micro orquídea vermelha e para o papagaio-de-peito-roxo. Além disso, a paisagem que se transforma a cada estação do ano oferece uma infinidade de plantas e flores que se acomodam naturalmente ao redor das áreas de piquenique, restaurante e lanchonete.

O Parque Campos do Jordão é um importante atrativo da cidade reunindo atrações culturais, históricas, gastronômicas e esportivas. Através de treinamentos da equipe e adequação da infraestrutura, assim que possível, o Parque será reaberto e pronto para visitação!

Maiores informações http://www.parquecamposdojordao.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: