Campos do Jordão tem uma das menores taxas de letalidade por Covid-19 no país

O trabalho realizado em Campos do Jordão, no controle da pandemia provocada pelo novo coronavírus, revela números que dão esperança para a cidade, que vive do turismo, poder continuar em sua meta de abertura moderada e responsável, com controle de contaminação.

Com 44 casos positivos – o primeiro com exame colhido em 17 de março – a cidade tem 1 óbito registrado para a doença e apenas 1 paciente com a doença internado.

De acordo com a Vigilância em Saúde, os dados apontam uma taxa de letalidade* de 2,27%, enquanto o mesmo índice no Brasil é de 5,6%.

No Brasil, a mortalidade** pela doença é de 15,5 pessoas por 100 mil habitantes. Enquanto em Campos do Jordão, este número cai para 1,9 por 100 mil habitantes.

O dado revela-se ainda mais positivo, porque a cidade realiza quase o dobro de testes que o restante do país.

Foram testadas na cidade 400 pessoas, o que equivale dizer que Campos tem 7.692 testes por milhão. O Brasil testa apenas 4.100/milhão e o Estado de São Paulo 4.444/milhão.

Este número tende agora a ficar ainda mais consistente, porque com mais exames sendo feitos, a meta é chegar a testar todos os casos suspeitos e pacientes assintomáticos, o que vai permitir que novas estratégias sejam adotadas.

A taxa de contaminação está em torno de 1. Ou seja, cada caso contamina um outro. A meta é que a taxa de contaminação diminua para menos de 1.

Diferencial de Campos do Jordão está no controle dos casos e no isolamento social

Porém, para as autoridades de saúde, o grande diferencial de Campos do Jordão no controle da doença, é o controle dos casos de Síndrome Gripal.

A cidade, desde meados de março, passou a tratar todos os casos de Síndrome Gripal (aguda ou leve) como casos suspeitos para Covid-19. Com isso, todas as mais de 500 pessoas com gripe e seus familiares, foram orientadas a permanecer em quarentena por 14 dias.

A medida, agora com os testes, mostrou-se acertada: dos 29 pacientes que tiveram a doença e estão curados, 20 estavam com Síndrome Gripal e não se credenciavam para os testes do tipo PCR, que eram feitos apenas para os casos mais graves.

Acerto do Isolamento social
Além de controlar os casos na cidade, Campos do Jordão também realizou medidas importantes de isolamento social. Desde o dia 19 de março, a Prefeitura determinou o fechamento da cidade para o turismo e comércio não essencial.

A cidade realiza barreiras sanitárias nas principais entradas, nos finais de semana, medindo a temperatura e orientando para a permanência em casa e também para o uso obrigatório de máscaras.

Abertura consciente
A abertura consciente, proposta pela Prefeitura, se baseia nestes dados e nas determinações do Plano São Paulo.
A cidade continua fechada para o turismo, com parques, restaurantes e bares fechados.

O comércio foi aberto, com 20% da capacidade, durante 4 horas, para a população local. Por isso será fechado no fim de semana, evitando visitantes de um dia.
Os hotéis podem funcionar, observando 20% dos leitos. Porém tem regras que protegem funcionários e visitantes, mas permite o início das atividades, aproveitando as áreas externas do hotel.

*quantidade de óbitos por Covid-19/quantidade de pessoas infectadas
** quantidade de óbitos a cada 100 mil habitantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: