Equipes da Prefeitura de Campos do Jordão voltaram a intensificar os trabalhos de orientação e de fiscalização de locais e de ações que estejam em desacordo com as medidas de prevenção à covid-19. As atividades também atendem a solicitações da própria população que chegam pelo telefone 153, da Guarda Municipal.
Amparados pelos decretos estadual e municipal, que veta o funcionamento de bares e restaurantes, um amplo esforço de fiscalização foi realizado no fim de semana.
Um restaurante no Capivari que reiterada vezes descumpriu as medidas de saúde foi fechado e multado. O mesmo aconteceu com um comércio e com outro setor que realizava atividade recreativa. Os estabelecimentos foram denunciados pela população e no momento da fiscalização estavam em desacordo com as legislações vigentes para o enfrentamento da emergência de saúde pública devido ao coronavírus.
Além dos estabelecimentos que tiveram as atividades paralisadas outros também foram notificados. Entre os dias 15 e 21, as equipes estiveram em 29 comércios, 12 restaurantes e em 19 hotéis e pousadas. Também foram vistoriados supermercados, imobiliárias e transporte coletivo.
As vistorias além de averiguar denúncias feitas pela população, também reforçaram para os empresários e clientes as orientações sobre a obrigatoriedade do cumprimento das medidas editadas para a prevenção à covid-19.
Os fiscais observam atentamente a adequação às exigências de prevenção ao coronavírus.
Polícia Militar e Guarda Civil Municipal acompanham a fiscalização
No mesmo período, a Guarda Municipal recebeu 61 denúncias e solicitações pelo 153. A Guarda Civil e a Polícia Militar também acompanham as vistorias, quando necessário. Em todos os locais são averiguados, entre outras medidas, se há, entre funcionários e clientes, o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel para todos, controle de lotação para garantir o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, organização de filas nos caixas, na entrada e saída dos estabelecimentos.
Também só podem funcionar, os estabelecimentos não essenciais que estão previstos nos Decretos Municipal e Estadual condizentes com a fase 2, a laranja, de retomada da atividade econômica prevista no Plano São Paulo.
O trabalho de fiscalização e orientação continua a ser realizado. As equipes da Guarda Municipal também fizeram ações de orientação para dispersar aglomerações, sobre o uso de máscaras de proteção e rondas preventivas, nos locais de maior movimento.