A Secretaria Municipal da Saúde de Campos do Jordão, registrou nesta quinta-feira (2) mais 10 casos positivos para covid-19. Com os novos registros, até agora são 177 moradores da cidade que foram contaminados pelo novo coronavírus. A boa notícia é que 112 já estão recuperados.
Os novos casos são mais 5 homens e 5 mulheres, sendo três idosos. Oito pacientes estão em isolamento domiciliar e dois internados no Complexo Municipal de Saúde e Hospital São Camilo.
A cidade continua com uma morte confirmada para a doença, no dia 26 de Maio. Não há nenhum óbito suspeito.
O número de pacientes internados diminuiu. Agora são 7 pacientes com Covid, sendo que 4 estão na UTI. Não há nenhum suspeito hospitalizado.
O número de pacientes com suspeita da doença cresceu: agora são 131.
Também o número de pacientes testados e os casos negativos aumentaram: 1052 pessoas testaram negativo para o novo coronavírus, na cidade.
Maior número de exames
A Prefeitura de Campos do Jordão, está fazendo mais exames, tantos PCRs como Testes Rápidos. O que resulta num volume de testagem muito maior que outras cidades da região.
Até o dia 1 de Julho passaram por exames 1.229 pessoas e outras 131 já estão agendadas para fazer o teste, aguardando a data melhor para a sua realização. Em 1.052 pacientes, a doença foi descartada.
Dentre os testes realizados, cerca de 400 são do tipo PCR que são feitos para os pacientes hospitalizados e com sintomas de gripe mais grave, que estão em isolamento domiciliar. Numa parceria com o Hospital Sírio Libanês, via Fundação Lia Maria Aguiar, são realizados 50 exames semanais.
Os demais exames são testes rápidos que a Prefeitura adquiriu a partir do mês de maio. Hoje a nossa taxa de testagem por milhão é de 23.634/ milhão, enquanto no Estado é de cerca de 6.000/milhão.
Com mais exames, a Prefeitura, através dos seu sistema municipal de saúde consegue saber onde os casos estão e fazer o isolamento domiciliar com mais eficiência, o que ajuda a diminuir a circulação do vírus.
Pacientes acessam o sistema de saúde
O número de pacientes graves e hospitalizados continua estável. O único óbito para a doença foi registrado no dia 26 de Maio e não há nenhum óbito suspeito sendo investigado.
A Prefeitura de Campos do Jordão segue o preconizado na Fase 2, do Plano São Paulo, onde só pode funcionar comércio de rua, shoppings e galerias, escritórios e imobiliárias, durante 4 horas diárias.
Restaurantes, Bares e similares e atrativos turísticos como parques, permanecem fechados enquanto a cidade continuar na fase laranja do plano.
Ações de Controle
Barreiras Sanitárias funcionam todos os finais de semana, alertando para o uso de máscara, o horário de funcionamento do comércio e o fechamento dos demais atrativos. Não é raro que o visitante volte da barreira.
A Prefeitura aumentou o número de fiscais sanitários e tem feito sucessivas ações, com interdição de estabelecimentos, quando já notificados e voltam a descumprir as regras.
Também estabeleceu protocolos rígidos para os serviços autorizados, que foram elaborados em conjunto com a Sociedade Civil Organizada, que compõe o Comitê Estratégico e que estabelecem a segurança do funcionamento.
Além disso, a Prefeitura mantém um trabalho constante de atenção básica na saúde. Hoje a cobertura do Programa de Estratégia de Saúde é de cerca de 80%. Isso é fundamental no acompanhamento domiciliar dos pacientes e faz com que os pacientes tenham acesso ao sistema de saúde e procurem o atendimento nos primeiros sintomas.
Mas o principal continua a ser a orientação para manter o isolamento social e só sair em caso de maior necessidade.
Confira a evolução dos casos
Em gráficos, a Prefeitura de Campos do Jordão demonstra a evolução de casos, dia a dia. Acesse os gráficos em: https://bit.ly/covidcamposdojordao
Para saber os dados da região, acesse: https://ciis.fmrp.usp.br/covid19/monitoramento-codivap/