A Prefeitura terminou a testagem na Fundação Santa Cruz, que mantém, no bairro de mesmo nome um Asilo. Foram aplicados 138 Testes Rápidos, que resultou em 15 casos positivos – 11 internos e 4 funcionários.
Os internos que testaram positivo estão em uma ala isolada. Dois deles, foram hospitalizados na noite de ontem e tiveram uma piora respiratória. Foram entubados no Complexo Municipal de Saúde e transferidos para UTIs no Vale do Paraíba, onde permanecem hospitalizados.
A Fundação Santa Cruz é uma entidade beneficente ligada à Igreja Católica. No local, além do asilo, que abriga 92 moradores com idades acima de 60 anos oriundos de diversos locais, também mantém uma creche (que está fechada) e uma capela.
No final de Junho, a Prefeitura fez testagem por amostragem em todas as instituições que abrigam idosos na cidade e nenhum resultado positivo foi encontrado.
Porém, nesta semana, uma pessoa que trabalha na instituição, apresentou sintomas e testou positivo.
Imediatamente, a Secretaria de Saúde enviou para o local as equipes de Vigilância, Médicos e Enfermeiras, para examinar todos os internos e funcionários, fazer testes rápidos e orientar quando aos protocolos de tratamento dos idosos. Os casos que apresentaram sintomas de gripe também estão em ala isolada.
O monitoramento continua a ser feito no Asilo e pacientes que apresentarem sintomas, mesmo tendo testado negativo, passarão por novos exames. As equipes de saúde da Prefeitura continuam monitorando o local 24 horas.