O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta terça-feira (28), aponta a contaminação de mais 10 pessoas com o novo coronavírus. Com isso são 395 casos confirmados para a doença. São 5 homens e 5 mulheres. Um deles, mais um idoso do Asilo mantido pela Fundação Santa Cruz.
Naquela instituição são 7 hospitalizados, sendo 3 em UTI e um óbito. Há ainda 7 idosos com sintomas, aguardando resultado dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz.
O número de pacientes hospitalizados, nesta terça, voltou a crescer: São 19 pacientes. Oito estão em UTIs no Vale do Paraíba e os demais no Complexo Municipal de Saúde.
São mais 25 pacientes curados, totalizando 250. E também mais 40 pessoas que testaram negativo. Agora são 1.756 pessoas onde a doença foi descartada.
O número de óbitos, continua em 8 casos confirmados com a doença.
Região continua no Laranja e ocupação hospitalar aumenta
Desde sexta, algumas cidades da região decidiram autorizar a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza e academias de segunda a sexta-feira, contrariando o Plano São Paulo. Porém, nesta terça-feira, tanto Jacareí, quanto Taubaté já recuaram dos seus decretos e estes estabelecimentos não poderão mais abrir.
Um fator decisivo para a manutenção da região na fase Laranja é a ocupação dos leitos de UTI, que vem crescendo nos últimos dias. Hoje, em Taubaté, a ocupação de leitos chegou a 80% . Pesa também, nesta conta, o aumento no número de casos.

“Temos que todos, unidos, fazermos um esforço agora, para diminuir a propagação da contaminação. Se conseguirmos diminuir os números, pode ser que no dia 7 de Agosto, possamos passar para uma nova fase. Mas a saúde das pessoas está em primeiro lugar. Salvar vidas, não tem preço”, afirma o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni.
Se puder, fique em Casa
A Prefeitura de Campos do Jordão reforça a importância, para quem puder, ficar em casa. Principalmente, os idosos e pessoas com doenças crônicas. Quem precisar sair, deve usar máscaras, manter distância de pelo menos 1,5 m entre outras pessoas e lavar sempre as mãos, ou usar álcool em gel.