Prefeitura amplia cuidados com idosos durante a pandemia

A Secretaria Municipal da Saúde de Campos do Jordão vem fazendo um trabalho de sentinela nas instituições que abrigam idosos na cidade. A iniciativa visa ampliar os cuidados com idosos durante a pandemia do novo coronavírus. O programa envolve o reforço dos cuidados com a saúde dos idosos que estão abrigados em instituições de longa permanência.

Entre o final do mês de maio e a primeira semana de junho, todas as instituições foram visitadas pelas equipes de saúde, que fizeram testes por amostragem e reforçaram, com os responsáveis técnicos, protocolos de atuação, diante da pandemia.

Nesta segunda rodada, a testagem foi ampliada. Todos os funcionários, que são os que entram e saem das instituições, estão sendo testados. Também é feito o monitoramento do quadro de saúde de cada idoso e testagem por amostragem.

Os idosos asilados recebem acompanhamento contínuo das unidades de estratégia da saúde do bairro onde está localizado. E agora, frente à pandemia, quando identificado qualquer início de sintomas respiratórios, o posto de saúde é acionado e indica a melhor intervenção para o caso.

A equipe de saúde também está reforçando as orientações sobre adaptação do ambiente para os casos em que possa haver necessidade de isolamento de pessoa com sintomas gripais.

Novos testes

Na sexta-feira (24), as equipes de saúde estiveram no Sanatório Nossa Senhora das Mercês. No local foram realizados 40 testes, todos, negativos.

Na tarde desta terça-feira (28) as equipes estiveram na Casa da Divina Providência, onde foram aplicados 30 testes em todos os funcionários e também em 25 idosos. Todos os 55 testes tiveram resultado negativo.

No dia 29 a equipe estará na Fundação São Paulo e no dia 30, no Recanto de Repouso Sakura Home.

No Sanatório Santa Cruz, onde há casos positivos de Covid-19, o trabalho de acompanhamento é diário, com monitoramento dos casos, pelas equipes da saúde municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: