Campos do Jordão fechará comércio e serviços não essenciais no fim de semana

Diante do crescimento de casos de Covid-19 e aumento do número de internações, o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, se reuniu na manhã desta quarta-feira (29), com representantes da sociedade civil organizada e entidades de classe para definir novas regras de funcionamento para o comércio e serviços.

Na reunião, o prefeito solicitou empenho de todos para a adesão as novas regras e disse ser fundamental a participação da sociedade para evitar aglomerações e o número de pessoas circulando na cidade e assim frear a pandemia. Somente desta forma é que a cidade conseguirá avançar, no plano de reabertura econômica do Estado de São Paulo.

De acordo com os estudos da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Contingência do Governo do Estado de São Paulo é fundamental, neste momento, frear a contaminação para que haja, por consequência, uma diminuição de casos e internações.

Nos últimos dias, a cidade vem registrando em média 10 novos casos de Covid-19 e na última semana, infelizmente, foram quatro óbitos.

Capivari fechado

O consenso na reunião foi o de não atender clientes na porta, pelo serviço “take-away”. Esta modalidade de entrega já estava proibida por Decreto Municipal, desde o início da pandemia e conta com uma decisão da Justiça de que o serviço não pode acontecer.

Além do prefeito, participaram da reunião o presidente do Sinhores – Sindicato do Hotéis e Restaurantes, Paulo César da Costa, o presidente da Cozinha da Mantiqueira Fernando Peretti, o presidente da Associação Comercial Ricardo Castelfranchi, proprietários de restaurantes do Capivari e os secretários de Saúde, Márcio Stievano e de Turimo, André Barbêdo.

“Todos entendemos as dificuldades financeiras. O que podíamos fazer em nível municipal está sendo feito, do ponto de vista tributário, da atenção básica e de saúde, incluindo a instalação de UTI em parceria com o Governo do Estado, cujos equipamentos chegam amanhã. O governo do Estado vai realizar no próximo ano, dos festivais e acabamos de aprovar um Plano de Marketing para fomentar o turismo no alto na serra, criando uma nova temporada, nos últimos meses do ano. Mas, todo este esforço não tem nenhum sentido, se não controlarmos a pandemia agora”, disse o prefeito Fred Guidoni.

Novas regras

O prefeito assinou o Decreto 8.152, de 29 de Julho de 2020,  ao término da reunião. O Decreto prevê que a partir de quinta-feira, o comércio não essencial, imobiliárias, escritórios, shoppings e galerias, irão abrir das 10h às 16h de segunda a quinta-feira, ampliando em duas horas o horário de funcionamento.

Nas sextas, sábados, domingos e feriados, estes estabelecimentos devem permanecer fechados. O sistema de delivery e drive thru em restaurantes podem funcionar, o que permitirá atender quem estiver nos hotéis e aqueles que pedirem comida em casa.

Também já está publicado no Diário Oficial, o Decreto 8.150, de 28 de Julho de 2020, que prorroga a quarentena na cidade até o dia 10 de Agosto.

Mais consciência

A Prefeitura mantém um carro de som na rua, alertando para a necessidade de ficar em casa e o uso de máscara. Nesta tarde, começará a instalar propaganda, em diversos pontos, lembrando do uso de máscara e as medidas de higiene e segurança. Em todos os relógios digitais, desde abril, também há mensagens alusivas à pandemia e à obrigatoriedade do uso de máscaras.

Veja o vídeo gravado após a reunião

3 comentários em “Campos do Jordão fechará comércio e serviços não essenciais no fim de semana

  1. Parabéns pelas medidas preventivas. Acho que deveria ter sido tomada essas medidas preventivamente no início de julho. Mas! Antes tarde do que nunca. O problema realmente está nas aglomerações no centro de capivari. Principalmente nos fins de semana e o pior é a insistência em não utilizar as máscaras e o distanciamento obrigatório. Delivery e Drive- tru não é para consumir no local. Isso está acontecendo por todo o comércio local. Os consumidores não aprendem mesmo. O prejudicado nisso tudo é o comerciante. Vamos combater esse maldito vírus com sabedoria. Nesses últimos números perdemos vários amigos (as) e conhecidos, tem outros internados em estado grave em hospitais se recuperando.

    Curtir

  2. Parabéns , agora sim . Tem meu respeito . Façam pro próximo,sem olhar a quem . E assim ,será terá o meu respeito. Morei 23 anos em campos do Jordão . Agora não mais. Boa tarde

    Curtir

  3. Bom dia a todos .
    Sei que não é fácil mais temos e crer que tudo vai da certo fico preucupada com as pessoas que vai passa necessidades muitos e desesperam outros então em depressão nao sei muito o que dizer e uma situação muito delicada pr muitos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: