Até o dia 31 de Agosto quem tem entre 30 e 49 anos deve tomar vacina contra o Sarampo, independente de imunizações anteriores.
A vacina está disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, mas deve ser feito agendamento, para evitar aglomerações. A vacina não é indicada para mulheres grávidas. Veja no quadro abaixo os telefones dos Postos de Saúde.
A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde municipais. Em 2016, a doença havia sido considerada erradicada no país, porém reapareceu dois anos depois. Neste ano, já foram registrados mais de 5 mil casos em 21 Estados. Em 11, incluindo São Paulo, ainda há o vírus ativo. São 5 mortes de crianças para a doença.
Em Campos do Jordão, neste ano, não foi registrado nenhum caso de Sarampo. Mas no ano passado foram 4 casos da doença.
Além da vacinação para esta faixa etária prioritária, em Campos do Jordão, as equipes de saúde também farão vacinação seletiva, para quem tem menos de 30 anos e que não esteja em dia com a vacinação. Para isso, também é necessário agendar.
As crianças de 06 meses a menores de 06 anos devem procurar a Sala de Vacina de segunda a sexta-feira das 8hs as 16hsco, com agendamento pelo telefone 3662-6050
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19. O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa. Uma pessoa infectada por transmitir a doença para até outras 18 pessoas de qualquer idade.
Confira os locais de vacinação:
