Cidade registra mais 12 casos de Covid-19 e descarta um óbito suspeito para a doença

Campos do Jordão registrou nas últimas 24h mais 12 casos de Covid-19. Dentre os novos casos, mais 8 são no Asilo da Fundação Santa Cruz. São mais seis idosos e dois funcionários. Um dos idosos está internado no Complexo Municipal de Saúde, os demais estão em isolamento.

A cidade também descartou um óbito suspeito para a doença. Falta chegar o resultado de dois casos em investigação, que também são do Asilo da Fundação Santa Cruz.

Com os novos números, a cidade totaliza até o momento 568 casos confirmados.

Felizmente, não houve nenhuma nova morte em 24 horas. São 18 óbitos para a doença.

O número de pacientes hospitalizados aumentou. São 19 pacientes hospitalizados sendo 4 em UTI.

Mais 12 pacientes estão curados: agora são 390 pessoas que superaram a Covid-19. E mais 27 pessoas testaram negativo, somando 2.340 pacientes que tiveram a doença descartada por exames.

Casos no Asilo Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço atualizado de casos no Asilo mantido pela Fundação Santa Cruz, incluindo os pacientes já curados e também os funcionários.

A instituição conta com 41 internos que testaram positivo para o novo coronavírus e 20 funcionários. Ao todo são 61 pessoas infectadas.

Três funcionários já estão curados e outros 40, com sintomas leves, estão em isolamento. Outros 5 internos, que estiveram hospitalizados, se recuperam na instituição.

Seis internos estão hospitalizados e infelizmente, 7 faleceram.

Ainda há um paciente hospitalizado, aguardando resultado de exame e dois óbitos estão sendo investigados.

A Vigilância, as Equipes de Saúde da Família do Bairro e médicos do sistema municipal de saúde, continuam a acompanhar a instituição, diariamente. Foi feito um plano de contingência e o Asilo foi separado em 3 áreas: vermelha, amarela e verde. Na vermelha estão os pacientes que testaram positivo. Na amarela, pacientes com sintomas, que aguardam o exame. E na verde, os assintomáticos.

A Prefeitura também forneceu EPIs, como máscaras e aventais além de produtos de limpeza para intensificar a desinfecção do local. Toda a orientação necessária de não circulação entre as áreas foi feita e vem sendo cumprida.

O asilo abriga idosos com idades avançadas – a maioria com mais de 80 anos, contando com alguns centenários. Quase todos tem outras comorbidades.

A história do Sanatório da Fundação Santa Cruz

A Fundação Santa Cruz é uma das mais tradicionais e antigas das entidades instaladas na cidade para cuidar de pacientes com tuberculose.

A fundação foi idealizada pela senhora Leonor de Moraes Barros, depois de sua cura da tuberculose, na Suíça, quando fez uma promessa: se curada, construiria um hospital para a cura da doença no Brasil.

A pedra fundamental do monumentoso prédio foi lançada em 8 de julho de 1928. Em 12 de julho de 1932, a entidade transformou-se em Fundação Sanatório Santa Cruz, quando dona Leonor financiou a vinda da Espanha de integrantes da Congregação das Irmãs Mercedárias de Nossa Senhora das Mercês, que a atuaram na gestão e no trabalho de enfermagem, ao lado da benemérita senhora, até o seu falecimento em 1.963.

Com a morte de Dona Leonor, os herdeiros cumpriram  seu  desejo e doaram todos os seus bens, o prédio e a instituição para as Irmãs Mercedárias de N.S. das Mercês. As irmãs continuam a administrar o local, que passou por diversas mudanças e hoje abriga, além do Asilo, que acolhe pessoas de diversas partes do mundo, uma creche.

Confira a evolução dos casos
Em gráficos, a Prefeitura de Campos do Jordão demonstra a evolução de casos, dia a dia. Acesse os gráficos em: https://bit.ly/covidcamposdojordao

Para saber os dados da região, acesse: https://ciis.fmrp.usp.br/covid19/monitoramento-codivap/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: