Região continua na fase amarela do Plano São Paulo e governo anuncia apoio policial para fiscalização no feriado

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (4) a 12ª atualização do mapa do Plano São Paulo. De acordo com os dados do Comitê de Contingência, há manutenção da tendência de queda nos índices de internações e óbitos em todo o Estado. Pela quarta semana consecutiva, foi registrado 13,5% de redução nos óbitos em relação à semana epidemiológica anterior. Pela quinta semana seguida, houve também queda de 6,5% no número de internações se comparado à semana anterior, regredindo para os índices registrados em maio.

A média de ocupação de leitos de UTI atingiu o menor índice desde o início do Plano São Paulo e está atualmente abaixo de 55%, graças ao incremento na capacidade hospitalar instalada em todo o Estado e à queda das internações ao longo do período.

A maioria das regiões do Estado, com exceção de Ribeirão Preto e Franca, seguem agora na fase amarela, quando é permitido o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias.

Prorrogação da quarentena

Às vésperas do feriado da Independência, o governador informou também sobre a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 19 de setembro. “Neste feriado, redobre os cuidados com você e com sua família. Oriente aqueles que relutam em usar máscara, sobre o distanciamento social e não faça aglomerações”, destacou o governador.

Campos do Jordão acompanhará a prorrogação com publicação de novo decreto na próxima semana.

Policiamento no feriado

O Governador anunciou também a mobilização de 20 mil policiais para a Operação Independência. Ao longo de todo o feriado prolongado, ações integradas entre as forças de segurança e a Secretaria de Logística e Transportes vão garantir apoio a municípios do litoral e cidades turísticas, na fiscalização de medidas sanitárias contra o coronavírus e patrulhamento de rodovias.

Em Campos do Jordão, a barreira sanitária foi instalada na sexta (4) e continuará a funcionar até o meio dia de segunda-feira (7). Também haverá fiscalização intensificada com apoio da Polícia Militar, na manutenção dos horários de funcionamento, observância dos protocolos de saúde e no uso de máscara e para evitar aglomeração.

A fiscalização de tráfego vai se concentrar em testes de bafômetro e verificação do uso obrigatório de cinto de segurança, assentos infantis e capacetes. Por dia, a previsão é de 160 pontos de fiscalização nas estradas e 1,5 mil em áreas urbanas.

Por parte da Secretaria de Logística e Transportes, Artesp e concessionárias, as ações envolvem mensagens informativas via redes sociais e painéis rodoviários; fiscalização, socorro mecânico, guincho e ambulância; e monitoramento 24 horas nos CCOs (Centros de Controle Operacional).

Feriado em Campos do Jordão

Num feriado como este, no ano passado, a cidade receberia cerca de 100 mil visitantes. Pelo volume de reservas em hotéis e ocupação dos parques, a Prefeitura estima que a cidade receba cerca de 20% deste volume. A recomendação para a população e visitantes é que haja respeito. A pandemia não acabou, então é importante usar máscara, manter distância e observar o horário de funcionamento permitido nos Decretos.

O que pode funcionar no feriado
Desde o dia 22 de Agosto, o comércio pode abrir durante  8 horas por dia, das 10h às 18h, com ocupação de 40%.

Restaurantes e Bares podem funcionar aos sábados, domingos e feriados das 12h às 16h e das 18h às 22h, com ocupação de 40%.

Restaurantes com self-service:  devem manter distância de 2 metros na fila, utilizar luvas e máscara durante a montagem do prato, ou ter um funcionário específico para servir.

Rede hoteleira – está liberado 80% de sua capacidade máxima. Sem limite de horário

Parques Municipais – Diariamente, das 10h às 17h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: