Prefeituras da Serra da Mantiqueira não irão retomar as aulas em setembro

Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Tremembé e Monteiro Lobato, cidades que integram o CISMA – Consorcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira, irão permanecer sem aulas presenciais, em setembro.

A medida foi anunciada após reunião onde participaram os prefeitos das cidades e secretários de educação. Realizada em Campos do Jordão, nesta terça-feira (8), presencialmente participaram da reunião os prefeitos de Santo Antônio do Pinhal, Júnior, que é presidente do Consórcio, o Prefeito Fred Guidoni, de Campos do Jordão e o prefeito Marcelo Vaqueli de Tremembé. Virtualmente estavam os prefeitos de São Bento do Sapucaí, Ronaldo Venâncio e a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia.

Em votação unânime, os prefeitos decidiram que a medida vale para o ensino infantil, fundamental e médio da rede municipal e estadual. O ensino à distância e as atividades não presenciais, não sofrerão alteração.

As escolas particulares que optarem pela realização das atividades de acolhimento e reforço escolar, deverão submeter os seus protocolos às Prefeituras e seguir os limites de ocupação e as demais determinações do governo do Estado.

O objetivo da decisão, de acordo com os prefeitos, é evitar novas ondas de contaminação pelo novo coronavírus, nas cidades da Serra da Mantiqueira. Além do risco de transmissão da doença nas escolas, crianças e adolescentes poderiam ser “vetores” do coronavírus, e contaminar os familiares.

A decisão foi baseada em indicadores como velocidade de contaminação. Ainda que os índices venham caindo, o quadro não está estabilizado, o que não permite, na avaliação dos prefeitos, a garantia de uma retomada segura das aulas presenciais. Em Campos do Jordão, a medida atinge a mais de 10 mil alunos.

Pesquisas

As Prefeituras estão fazendo pesquisas na comunidade escolar, ouvindo pais, professores e trabalhadores das escolas. Informalmente, cerca de 80% dos entrevistados se manifestaram contra o retorno das aulas presenciais.

Os prefeitos irão se reunir novamente no início do próximo mês, para nova avaliação.

Cada cidade publicará, nos próximos dias, Decretos específicos.

Confira o vídeo do anúncio realizado após a reunião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: