Surto de Covid-19 nos asilos em Campos do Jordão está controlado

Um relatório feito pela Vigilância Epidemiológica indica que o surto de Covid-19 nas instituições de longa permanência de idosos (asilos) em Campos do Jordão, foi controlado.

Ao todo, são 260 idosos residentes. Dentre eles, 69 foram contaminados. 11, infelizmente faleceram e uma morte ainda sendo investigada. 57 idosos, já se recuperaram da doença, alguns com mais de 90 anos Já o total de funcionários contaminados nas instituições foi de 23, de um total de 166 que atuam nas instituições. 

Os idosos e profissionais contaminados são das instituições Fundação Santa Cruz, Sakura Home, Divina Providência e Nossa Senhora das Mercês.

A situação está sob controle em todos os locais, sendo o surto já terminado no Asilo da Fundação Santa Cruz e Sakura Home.  Na Casa Divina Providência ainda há funcionários em tratamento, mas a casa não registra nenhuma nova confirmação ou suspeita há mais de 10 dias. Já no Asilo Nossa Senhora das Mercês, os idosos da instituição estão todos com alta, à exceção de um que aguarda resultado de exame. Nesta instituição, 4 profissionais também estão em isolamento domiciliar.

Além do acompanhamento dos casos a Secretaria de Saúde adotou providências visando resguardar a saúde dos residentes, funcionários e familiares. O monitoramento das instituições que acolhem pessoas idosas é atividade rotineira das equipes de Estratégia de Saúde da Família e foi intensificado durante a pandemia.

Asilo Santa Cruz

A maioria dos casos em instituições que abrigam idosos na cidade foi registrado no asilo mantido pela Fundação Santa Cruz. Ali, dos 94 residentes, 63 tiveram o diagnóstico confirmado de COVID-19. Destes,10 faleceram. Hoje 83 idosos residentes estão recuperados, alguns com 97 e 98 anos. Entre profissionais e religiosos 45 pessoas trabalham na instituição sendo 35 profissionais fixos, 08 religiosas e 02 leigos. Destes, 17 profissionais/religiosos testaram positivo para COVID-19 e já tiveram alta. A instituição não registra novos casos positivos ou suspeitos há mais de um mês.

Sakura Home

Já no Sakura Home, que conta com 31 idosos residentes, 2 deles tiveram o diagnóstico confirmado de COVID-19 e já se recuperaram. Entre os profissionais da Instituição e prestadores de serviços, a instituição conta com 40 pessoas, destes, 2 profissionais tiveram diagnóstico confirmado de COVID-19 e outros 2 casos suspeitos foram descartados. Todos os profissionais também tiveram alta.

Casa Divina Providência
Na Casa Divina Providência que contava com 67 idosos residentes no total, 3 foram diagnosticados com COVID-19 e estão recuperados.  A instituição teve 01 óbito confirmado por COVID-19 e 01 óbito descartado para a doença. Já entre os profissionais e religiosos, sendo 46 pessoas no total, somente foi registro um caso positivo, que também já está recuperado.

Nossa Senhora das Mercês
Já no asilo Nossa Senhora das Mercês, dos 68 residentes no local, um idoso testou positivo e recebeu alta no dia 11 de setembro. Há ainda 1 idoso suspeito- aguardando resultado de exame. Entre os profissionais e religiosos da instituição que totaliza 35 pessoas (31 profissionais fixos e 4 religiosas), 03 profissionais tiveram o diagnóstico confirmado de COVID-19 e 1 aguarda resultado dos exames. Os 04 profissionais estão em isolamento domiciliar.

Trabalho intenso

Em todas as quatro instituições foram realizadas ações em conjunto com os dirigentes das entidades e Secretaria Municipal de Saúde, implantando normas e ações para contenção do surto e atendimento aos idosos, funcionários e religiosos, dentre elas, a  separação de alas (verde, amarela e vermelha), de acordo com a fase da doença: vermelha para os casos positivos, amarela para os suspeitos e verde para os negativos e/ou recuperados.  Para cada ala, foi instituído protocolos de atendimento, profilaxia para todos os profissionais e internos, organização da sistematização da assistência de enfermagem, confecção de prontuários clínicos de idosos, acompanhamento e atendimento de médicos da ESF e Coordenadora de Enfermagem.

O apoio médico contou com clínico, urologista e homeopata, com avaliação de pacientes, prescrição médica, avaliação de exames e introdução de fórmula homeopática imunopulmonar. As equipes da Estratégia de Saúde da Família, dos Bairros Santa Cruz e Vila Claudia, a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária, deram apoio e suporte constante às ações.

O trabalho de monitoramento continua a acontecer, em todos os locais.

Um comentário em “Surto de Covid-19 nos asilos em Campos do Jordão está controlado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: