Prefeitura firma parceria para testar profissionais de saúde para Covid-19

Campos do Jordão está fazendo a testagem para Covid-19 em trabalhadores da área de saúde. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Instituto Butantan e o laboratório Hilab.
Ao todo, deverão ser testados cerca de 1.500 profissionais, que estão na linha de frente dos serviços públicos e privados de saúde, incluindo desde os profissionais de enfermagem até os funcionários de higienização, nutrição, manutenção, porteiros dentre outros.
O teste também será aplicado, gratuitamente, para os profissionais que trabalham em clínicas, consultórios privados e os que atuam em instituições de longa permanência de idosos.
A testagem será feita em pessoas que não tenham sintomas (assintomáticas), incluindo os que já testaram positivo para Covid-19 anteriormente. A nova tecnologia faz um teste rápido para detecção de anticorpos. Uma pequena amostra de sangue é retirada do dedo, verificando assim se a pessoa produziu anticorpos, contra o novo coronavírus. O exame é cadastrado em um aplicativo do laboratório Hilab e o resultado sai em 30 minutos, com emissão do laudo.
A Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento dos profissionais de saúde da rede pública e privada, pela Vigilância em Saúde do município, convidando os mesmos a participar do projeto e estabeleceu um cronograma de ações.
Os testes tiveram início no dia 11 de novembro, o que já fez com que fossem registrados mais casos de contaminação pelo novo coronavírus, na última semana. Todos profissionais do Complexo Municipal de Saúde, incluindo Pronto Socorro, Centro de Especialidades e Secretaria Municipal de Saúde já foram testados.
A partir de hoje (16), a Secretaria de Saúde começou a contar com duas equipes para a realização dos testes. Uma está fixa no Complexo Municipal de Saúde, onde os testes estão sendo feitos de forma agendada, para os profissionais dos estabelecimentos que aderiram ao projeto.
A outra equipe irá percorrer todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família, Instituições de Longa Permanência de Idosos, Vigilância em Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas, CAPS e Hospital.
A parceria foi formalizada em setembro e houve um período de treinamento de funcionários, para o uso dos leitores hilabs.
Os profissionais médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, e demais profissionais de saúde que trabalham em empresas, que ainda não foram contatados, devem aguardam o contato da equipe de saúde.
Dúvidas podem ser sanadas pelo Telefone 3800 0170, com a enfermeira Letícia Sanches, no Centro de Controle de Infecção Hospitalar, do Complexo Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: