Prefeitura amplia sistema de testagem gratuito a partir da próxima sexta-feira

Expectativa é realizar cerca de mil testes para a população mais vulnerável à contaminação

A partir da próxima sexta-feira (4) a Prefeitura de Campos do Jordão amplia a aplicação de testes rápidos para a Covid-19. Os testes serão do tipo IgM/IgG, que identifica se a pessoa testada já teve contato com o vírus e se desenvolveu anticorpos.

A iniciativa, além de ampliar a testagem também oferecerá condições para o rastreamento de casos evitando, desta forma, a circulação do vírus.

A perspectiva é de testar cerca de 1.000 pessoas que estão no grupo mais vulnerável à contaminação. Dentre eles, os profissionais de segurança pública e os servidores públicos de serviços considerados essenciais e que tenham contato com o público. O teste será oferecido para pessoas assintomáticas (sem sintomas da doença). Para as pessoas que apresentam sintomas, ou tiveram contato com pacientes confirmados para Covid-19, o exame indicado é o de RT-PCR. A orientação, nestes casos é de procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.

Testes serão agendados

Os testes serão feitos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Wilma Jundi Dubieux, das 9h às 16h, com agendamento pelo telefone 3662 4766, a partir do dia 4. Serão 50 testes por período, que devem ser previamente agendados, para que sejam cumpridas as medidas sanitárias.

Na semana do dia 04 a 11 de dezembro, os testes serão direcionados aos servidores e profissionais de segurança pública.

Na semana de 14 a 18 de dezembro, os testes estarão disponíveis para o público em geral.

Idosos em Asilos e Profissionais de Saúde

Desde julho, a população idosa residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e os funcionários estão sendo monitorados pelas equipes de saúde da família. No mês passado, também foram coletados exames de RT-PCR que aponta a presença do material genético (RNA) do vírus, em cerca de 400 pessoas entre idosos residentes, profissionais de saúde e religiosos das IPLIs.

Também em novembro, através da parceria entre Instituto Butantã, Governo do Estado e Município, foram realizados testes sorológicos, em todos os profissionais de saúde da rede pública de Saúde, e também para rede privada. Para este grupo já foram cerca de 1.100 testes. Essa semana de 01 a 04 de dezembro estão sendo testados os profissionais do Hospital São Camilo, e todos os profissionais de saúde das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: