Local foi o mais atingido pela pandemia do novo coronavírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão fez nesta sexta-feira (29), a vacinação contra a Covid-19, dos internos e funcionários da Fundação Santa Cruz. No local foram vacinadas 122 pessoas – 36 funcionários e 86 internos.

A Prefeitura aguarda passar 30 dias do último caso de Covid-19, nas outras três instituições de longa permanência de idosos, para aplicar a vacina. Caso não tenha mais nenhum caso, a vacinação deverá acontecer por volta do dia 10 de fevereiro. Seguindo o protocolo de imunização, a vacina não deve ser aplicada em quem pegou o vírus a menos de 30 dias, ou onde o surto seja recente ou esteja ainda ativo.
A Fundação Santa Cruz foi o asilo na cidade que mais sofreu com a Covid-19. Foram 78 casos e infelizmente 13 óbitos. Mas desde meados de Dezembro, a instituição não registrou mais nenhum caso. Na Casa da Divina Providência, ainda há internos em isolamento. O mesmo acontece no Asilo da Nossa Senhora das Mercês e no Sakura Home. Ao todo, dos 70 óbitos registrados na cidade, 22 foram em asilos.


A cidade conta com doses da CoronaVac – vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan – e da Oxford – imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca e que faz parte do lote importado da Índia pelo Ministério da Saúde.

Na próxima semana, as equipes de saúde continuarão com a vacinação dos profissionais de saúde das clinicas privadas, considerados linha de frente contra a Covid-19. Serão atendidos, primeiramente, as clínicas licenciados pela Vigilância Sanitária que estejam com licença ativa junto ao órgão municipal. O levantamento está sendo realizado através da VISA, a equipe de logística está enviando um e-mail para o responsável solicitando dados dos profissionais ativos e atuantes na linha de frente, e as vacinas já estão sendo agendadas.