Prefeitura constrói mais dois muros de gabião e trabalha na limpeza de afluentes do Rio Capivari

Maquinas e trabalhadores à serviço da Prefeitura de Campos trabalham nas obras de contenção do rio Capivari em dois pontos: atrás do Centro de Convivência do Idoso (CCI), próximo ao Britador e na avenida City Park.

As obras integram o Plano de Drenagem que ajuda na contenção de enchentes. Além da construção destes muros, a prefeitura também está fazendo a limpeza nos afluentes do Rio Capivari, nos locais onde há maior concentração de material, com alargamento das margens.

Os muros de gabião, que são gaiolas de ferro preenchidas com pedras, visam conter as margens, evitar erosão e garantir estabilidade do solo (barranco do rio).

Na Avenida City Park, próximo à Rodoviária, o gabião tem cerca de 35 metros de comprimento por 3 metros de altura. Esta obra, foi feita em um trecho da avenida que ainda não havia recebido o sistema de contenção de margem do rio e que, devido às chuvas, acabou cedendo, o que ocasionou um desnível na calçada. Os serviços de construção do muro e a reconstrução da calçada com bloquetes intertravados já estão finalizados. Agora está sendo feita a recomposição da iluminação e a colocação de grade de proteção no trecho.  

Já o muro de contenção atrás do CCI é um projeto vinculado à FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que estava apenas aguardando a liberação das verbas. O muro possuí 40 metros de comprimento, por 3 metros de altura e a previsão é de que as obras sejam concluídas em 30 dias.

Limpeza dos rios

A Prefeitura já fez a limpeza em toda a extensão do Rio Capivari que corta a cidade. Agora está fazendo os afluentes. Já foram limpos o córrego da Vila Vila Paulista, próximo ao TCC. Um trecho do Ribeirão das Perdizes, no Capivari, o córrego que corta o bairro Fracalanza e Alto da Vila Inglesa. O próximo afluente a ser feito será o que passa atrás da Escola Cecília Murayama e do Viveiro Municipal.

Trabalho constante

A construção de muros de contenção em áreas de risco e nas margens do rio tem sido uma constante, para tornar a cidade mais segura. Idealizado a partir de 2013, o programa já fez mais de 20 muros e gabiões e ainda há outros a serem construídos.  O mesmo trabalho já foi realizado no Ribeirão Perdizes (Tênis Clube/Pário Paris);  próximo Dona Bella (padaria).  No Ribeirão Capivari, temos trechos grandes de gabiões já executados ao longo do rio. Eles estão no Bairro Britador (Rua Rafael Sampaio Vidal); próximo ao Mercado Municipal;  atrás da OAB e pátio da Feira; em frente ao Ginásio de Esportes; nas proximidades do SENAC; em frente ao Corpo de Bombeiros; no Caminho do Horto Florestal e no Capivari.


Também foi construído um muro na estrada da Campista, levando segurança às pessoas que passam pela estrada.  A Prefeitura também construiu cerca de cinco muros de contenção de encostas, na Vila Albertina e em diversos  bairros.  Também foram feitas  escadas hidráulicas, linhas de drenagem e pavimentação, privilegiando as áreas onde o risco de escorregamento é maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: