Barreira passa a exigir endereço de estadia para quem chegar na cidade a partir deste sábado

Nesta sexta (26), cerca de 1,5 mil veículos com placas de fora da cidade entraram em Campos do Jordão. Para evitar que haja aumento no número de visitantes, nos próximos dias, a Barreira Sanitária passará a exigir o endereço de onde a pessoa vai.

Segundo os profissionais que atuaram na barreira hoje, quase que a totalidade dos visitantes que entraram hoje pelo Portal, possuem casa e vieram à cidade para passar o megaferiado paulistano. Não há nenhuma restrição na entrada destas pessoas, desde que cumpridos os protocolos. O alvo da fiscalização, porém, é a entrada de grupos, em casas alugadas e o turismo de um dia.

Campos do Jordão tem cerca de 15 mil imóveis de proprietários de fora da cidade. Cerca de 20% destes imóveis, tornaram-se moradia permanente, desde o início da pandemia em março de 2020.

Desde o ano passado, uma decisão judicial proíbe que empresas de aluguel de casas on-line, como Airbnb e Booking, promovam o aluguel de temporada, quando a cidade estiver em fase mais restritiva para controle da pandemia. A multa é de R$ 5 mil, ao dia, por locação indevida. A empresa pode repassar para o proprietário que descumpre a regra, o pagamento da multa, já que ele é corresponsável.

Com a informatização do sistema, a Prefeitura tem como checar, on-line, se o endereço apresentado é de uma casa usada costumeiramente para aluguel. Onde houver incoerência de informação, as casas serão vistoriadas, por amostragem, com apoio da Polícia Militar.

Legislação Municipal estabelece a restrição provisória de circulação de pessoas, entre 20h e 5 h e a proibição do funcionamento de atividades econômicas e sociais.  A multa para o descumprimento, para pessoa física, equivale a RS 2.615,22 e pode dobrar, no caso de reincidência. Já para os estabelecimentos comerciais a multa inicial é de R$ 5.225,22, podendo também dobrar a cada reincidência.

Na barreira, além de auferir a temperatura e conferir sintomas dos passageiros, os visitantes são informados de que atrativos, parques e restaurantes estão fechados. Aqueles que tem propriedade na cidade, são orientados a se mantenham nas residências, sem sair às ruas. Caso saiam, que usem máscaras e evitem aglomerações. Já para os que se dirigem a hotéis, são informados que as áreas sociais e comuns estarão fechadas e que as refeições deverão ser feitas nos quartos.

A Prefeitura reforça que este não é o melhor momento para visitar a cidade “Tudo isto vai passar. Precisamos superar esta fase mais difícil da pandemia e então estaremos prontos para receber e o turista poderá usufruir de todas as belezas e atrativos da cidade”, afirma o prefeito Marcelo Padovan.

Hoje, a ocupação hospitalar na região chegou a 86,2% em UTIs. Ainda que o número de casos novos tenha diminuído, houve aumento nas internações e óbitos.

Faça a sua parte. Fique em Casa!

Um comentário em “Barreira passa a exigir endereço de estadia para quem chegar na cidade a partir deste sábado

  1. No litoral do pode entrar na cidade quem tem uma conta de água ou luz para comprovar residência.
    No condomínio que tenho casa, entrou uma pessoa que alugou o apto

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: