Secretaria de Saúde realiza ações da Campanha Outubro Rosa

Outubro é um mês especial na conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o objetivo de incentivar as mulheres a realizar o autoexame e ir a consultas de rotina, a Prefeitura de Campos do Jordão, através da Secretaria de Saúde e do Programa Estratégia da Saúde da Família – ESF, vai intensificar, até a próxima quinta-feira, dia 28 as ações voltadas para a saúde da mulher através da “Semana Rosa” que está acontecendo em todas as unidades de saúde do município.   

 Estão sendo realizadas nas Estratégias de Saúde da Família diversas atividades, entra elas palestras, alongamento, café especial para mulheres, e até sorteio de brindes para as participantes. Em cada Posto de Saúde, em cada bairro as equipes prepararam, com todo carinho, as ações para as mulheres.

Todas essas atividades têm por objetivo também a promoção de hábitos de vida saudáveis que ajudam na prevenção do câncer e a conscientização da mulher para a realização do exame clínico da mama e do exame preventivo de colo uterino.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita as mulheres que devido a Pandemia não conseguiram realizar o exame de citologia oncótica de colo de útero (preventivo, a partir de 18 anos) e exame das mamas/ mamografia (a partir de 40 anos), que procurem a unidade de saúde e deixe seus dados, com número de telefone para agendamento de mutirão.

Saúde da Mulher

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais acomete mulheres no Brasil. Um dos fatores precursores da doença é a infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual com ou sem penetração. A infecção pelo HPV é muito frequente e pode ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são detectadas no exame preventivo.

Já o câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira. É importante que as mulheres procurem as Unidades de Saúde para avaliação e solicitação de exames específicos se necessários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: